Vídeo: Linhas estratégicas de escritórios de arquitetura (Porter)

Análise das estratégias corporativas dos escritórios de arquitetura pela transposição das vantagens competitivas de Michael Porter

Neste vídeo, Ricardo Trevisan analisa as estratégias corporativas dos escritórios de arquitetura através da lente das vantagens competitivas de Michael Porter. As três principais linhas estratégicas do famoso professor de Harvard, que renderam o livro "Vantagem competitiva" (1986) são transpostas para o mundo da arquitetura enquanto atividade econômica em ambiente competitivo.

A clareza e o investimento numa estratégia de atuação é condição básica para a sobrevivência do escritório em mercado aberto. Os que não se posicionam, não criam diferenciação de suas marcas, são pouco lembrados pelos clientes, e tendem a ser engolidos por quem atua com consciência e investindo toda sua energia numa linha de atuação.


Seu instrutor


Ricardo M. Trevisan
Ricardo M. Trevisan

Arquiteto, urbanista, administrador, mestre e doutor pela USP, Ricardo M. Trevisan foi avaliador de imóveis na Caixa Econômica Federal (2012-2019), responsável pela valoração de mais de 1.800 apartamentos, e a construção de mais de 20 macromodelos na Região Metropolitana de São Paulo. Atualmente, é coordenador de projetos de PPP e concessões públicas, certificado CP3P-F (APMG).

Professor de pós-graduação em avaliação econômica de imóveis e análise de investimentos pelo INBEC, foi Assessor Técnico de Gabinete na Universidade de São Paulo, USP (2012), professor da KMCA Treinamento e Consultoria (2003 a 2005), coordenador de projetos de Arquiteto Paulo Bastos e Associados (2010 a 2012), encarregado de Diretrizes Urbanísticas na Prefeitura Municipal de Santo André.

Atua como arquiteto e urbanista desde 2001, em construtoras, escritórios de engenharia e arquitetura, poder público municipal, escritório próprio, gerenciadora. É autor de nove livros técnicos, mais de 350 projetos de arquitetura residenciais, corporativos e de agências bancárias.


Programa de aulas


  Vídeo
Disponível em dias
dias depois que você se matricular

Perguntas frequentes


When does the course start and finish?
The course starts now and never ends! It is a completely self-paced online course - you decide when you start and when you finish.
How long do I have access to the course?
How does lifetime access sound? After enrolling, you have unlimited access to this course for as long as you like - across any and all devices you own.
What if I am unhappy with the course?
We would never want you to be unhappy! If you are unsatisfied with your purchase, contact us in the first 30 days and we will give you a full refund.

Iniciar agora!