Avaliação econômica de imóveis

O método da capitalização da renda

Este curso apresenta os fundamentos e ferramentas utilizadas para avaliar empreendimentos imobiliários pelo método da capitalização da renda (também chamado de Avaliação Econômica). São apresentadas as recomendações da ABNT NBR 14.653 Parte 4, e outros conceitos essenciais não cobertos pela norma técnica.

Aqui você terá a oportunidade de entender como funciona a avaliação por Fluxo de Caixa Descontado de ativos imobiliários, uma atividade profissional muito demandada por Fundos de Investimento Imobiliário (FII), investidores, seguradoras, advogados, bancos, contabilistas, administradores e pessoas físicas e jurídicas interessadas em conhecer o real valor desses imóveis.

Você dominará desde os conceitos básicos como métricas econômico-financeiras de avaliação (TIR, M-TIR, VPL, Payback, EVA, MVA, goodwill, etc.), cálculo de custo de capital (CAPM e WACC), taxa de desconto, períodos projetivos e outros conceitos fundamentais para qualquer avaliação de empreendimentos de base imobiliária.

O curso é uma construção passo a passo desse processo, de forma a capacitar os profissionais e estudantes que nunca tiveram contato com esse assunto, quanto aperfeiçoar profissionais que já atuam com avaliação de imóveis por outros métodos para que também possam oferecer esse tipo de serviço a seus clientes. Essa última demanda é cada vez maior no atual cenário de competitividade de mercado.


Seu instrutor


Ricardo M. Trevisan
Ricardo M. Trevisan

Arquiteto, urbanista, administrador, mestre e doutor pela USP, Ricardo M. Trevisan foi avaliador de imóveis na Caixa Econômica Federal (2012-2019), responsável pela valoração de mais de 1.800 apartamentos, e a construção de mais de 20 macromodelos na Região Metropolitana de São Paulo. Atualmente, é coordenador de projetos de PPP e concessões públicas, certificado CP3P-F (APMG).

Professor de pós-graduação em avaliação econômica de imóveis e análise de investimentos pelo INBEC, foi Assessor Técnico de Gabinete na Universidade de São Paulo, USP (2012), professor da KMCA Treinamento e Consultoria (2003 a 2005), coordenador de projetos de Arquiteto Paulo Bastos e Associados (2010 a 2012), encarregado de Diretrizes Urbanísticas na Prefeitura Municipal de Santo André.

Atua como arquiteto e urbanista desde 2001, em construtoras, escritórios de engenharia e arquitetura, poder público municipal, escritório próprio, gerenciadora. É autor de nove livros técnicos, mais de 350 projetos de arquitetura residenciais, corporativos e de agências bancárias.


Programa de aulas


  Empreendimentos alavancados
Disponível em dias
dias depois que você se matricular

Perguntas frequentes


When does the course start and finish?
The course starts now and never ends! It is a completely self-paced online course - you decide when you start and when you finish.
What if I am unhappy with the course?
We would never want you to be unhappy! If you are unsatisfied with your purchase, contact us in the first 30 days and we will give you a full refund.

Iniciar agora!